sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bloodhound


BLOODHOUND

Essa raça não tem rival em termos de faro. Persegue as suas presas mas não as mata. As crianças adoram este cão que aceita de bom grado passear com elas. Os Bloodhounds são animais excelentes para exposições mas ainda hoje alguns exemplares são utilizados pela polícia para localização de pistas.
Os cães desta raça precisam de muito exercício. Os donos desse pet, devem inscrever-se num club de cães da raça. Dentro dos cuidados especiais, esses amiguinhos necessitam de massagem diária e precisam que suas orelhas sejam examinadas com regularidade.
O Bloodhound é um sabujo, isto é, cão para caça grossa, sendo originário da Bélgica onde é chamado Chien de Saint Hubert. No Século III, Claudius Aelianus, autor da famosa “História Animalium”, mencionou com ênfase uma raça de hounds com ótimo faro e grande determinação no rastreamento a acuação da presa.
Diz-se também, que o Bloodhound foi levado para a Inglaterra por Guilherme o Conquistador em 1066 e que se trata de uma das raças de farejadores mais antigas e mais puras. Muitas autoridades acreditam que estes cães eram conhecidos nos países do Mediterrâneo muito antes da Era Cristã.
O Bloodhound apareceu na Europa bem antes das Cruzadas e os primeiros exemplares foram trazidos de Constantinopla. A raça alcançou sua forma moderna na Inglaterra, mas foi amplamente desenvolvida e utilizada nos Estados Unidos, onde existem gravuras de escravos fugitivos sendo perseguidos por Bloodhounds, desenhadas por abolicionistas.
É uma das raças mais dóceis, podendo até perseguir uma pessoa (ele o faz por instinto), mas nunca irá atacá-lo. Seu trabalho termina quando a presa é encurralada e são considerados por vários departamentos policiais como bem mais eficazes que os detetives, em determinadas circunstâncias, rastreado fugitivos por mais de 80 Km.
Sua pelagem é curta, sendo áspera no tronco e sedosa na cabeça e nas suas longas orelhas. Sua cor pode ser castanho, marrom e castanho e, preferencialmente, preto e castanho sendo que o preto se localiza no dorso, lombo, na parte de cima do pescoço, nuca e no ápice da cabeça. Na aparência geral é imponente, de movimentação nobre, massudo e rústico.
Essa raça é muito suscetível a torções gástricas (acumulação de gases no estômago, provocando balonização). Uma grande parte dos animais dessa raça são afetados. Infelizmente se não houver ajuda imediata, pode ser fatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário